Instalação do JOOMLA

1 Joomla

Para iniciar a instalação do Joomla optou-se por efetuar o download diretamente do site do desenvolvedor, as seguintes etapas foram necessárias para instalação do joomla: download do joomla, criando o banco de dados Joomla, instalação e configuração do joomla, seleção do idioma, verificação de pré-instalação, licença, configuração do banco de dados, configuração do ftp, configuração principal, fim do processo, administração joomla e  janela de gerenciamento .

1.2 Download do Joomla

No endereço eletrônico http://www.joomla.org, efetuou-se o download do Joomla.  Este CMS é fornecido em um arquivo compactado, logo, foi efetuada uma descompactação dele escolhendo a pasta de destino www (DocumentRoot) do servidor Apache.

1.3 Criando o Banco de Dados Joomla

A criação do Banco a ser utilizado pelo Joomla, foi feita mediante acesso através do PHPMyAdmin, onde criou-se uma Database chamada Joomla.

1.4 Instalação e Configuração do Joomla

Após a criação do Banco de Dados, foram feitas a instalação e configuração do Joomla, propriamente dito. E isto deu-se intuitivamente via browse em sete etapas como será apresentado a seguir.

1.4.1 Seleção do Idioma

Figura 1 – Fase 1 da instalação

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

No primeiro passo (Figura 6) foi feita a escolha do idioma local, no caso, pt-BR(Português-Brasil)

1.4.2 Verificação de pré-instalação

Figura 2 – Fase 2 da instalação

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

A etapa 2 é a checagem de parte das configurações recomendadas para o PHP, e compreende de um conjunto de diretivas (ex: Exibir Erros) que asseguram a total compatibilidade com o Joomla. No caso de descumprimento (destacado como Não) contudo, o Joomla ainda poderá funcionar ok.O segundo passo (Figura 2), é o momento da instalação onde o software realiza testes de verificação e de pré-instalação que compreendem basicamente de duas etapas: na primeira, ele faz uma varredura nos pré-requisitos necessários para a compatibilidade do sistema. Caso alguns dos itens (ex: Versão PHP >= 4.3.10), não seja suportado (destacado como Não), deverá ser corrigido pois caso contrário criará uma possibilidade de que a instalação não funcione corretamente.

1.4.3 Licença

Figura 3 – Fase 3 da instalação

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Neste Passo ele nos apresenta a Licença GNU/GLP, como já foi visto anteriormente, o Joomla é um Script ou Software, OpenSource que pode ser baixado e utilizado livremente. (Figura 3)

1.4.4 Configuração do Banco de Dados

Figura 4 – Fase 4 da instalação

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Como vimos anteriormente, após efetuar a instalação do MySql Sever, e da criação do banco de dados ‘Joomla’ como foi verificado no tópico 5.1.6.2. Ele necessita ser vinculado ao Joomla para poder ser visto pela ferramenta. Para tal, foi adotada a configuração básica, visto que a instalação inicialmente foi efetuada localmente. (Figura 4).

1.4.5   Configuração do FTP

Figura 5 – Fase 5 da instalação

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Neste passo não será necessária a configuração FTP, visto que inicialmente ele foi configurado localmente. E para isso em configuração básica, foi selecionado o ‘Não’ e em configurações Avançadas, o servidor FTP, foi direcionado para o ‘localhost’, porta 21 e sem senha FTP. (Fig. 5)

1.4.6 Configuração Principal

Figura 6 – Fase 6 da instalação

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Nesta etapa (Fig. 6), da configuração principal propriamente dita, daremos o nome ao nosso portal ‘Educandoviatecnologia’ e será confirmado o endereço de email e a senha de administrador.

1.4.7 Fim do Processo

Figura 7 – Fase 7 da instalação

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

O fim da instalação de fato, se dará mediante a remoção do diretório installation, localizado no diretório raiz e, que é condição necessária para o processo continuar normalmente. (Figura 7)

1.4.8 Administração Joomla[1]

 Figura 8 – Janela de Login após a conclusão da instalação

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

A partir deste passo (Figura 8), de posse do usuário e senha de administrador, pode-se ingressar no painel de controle e administração do portal do Joomla.

1.4.9 Janela de Gerenciamento do portal/site

Figura 9 – Janela de Administração após o Login

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Fonte: Screenshot de Oliva (2005)

Por meio desta janela de administração do Joomla (Figura 9) é possível, realizar Logins dentro ou fora do back-end do administrador, além de permitir alterar a aparência do site, conferir à primeira página um estilo diferente das outras páginas, auxiliar o administrador dando ao site de busca (motor de busca) uma interface amigável, procurando otimizações; permitindo que o site fique temporariamente offline e/ou seja transferido de um diretório/sub-diretório a outro. Favorece neste caso, a possibilidade de migração de versões e adaptação do portal, futuramente, para o inglês e o espanhol.

Entre as características[2] principais encontram-se:

  • Gerenciar Conteúdo
  • Administrar Usuários
  • Editar artigos
  • Gerir acessos
  • Administrar Menus
  • Gerenciar Templates
  • Possui guia de segurança
  • Gerenciador de extensões e plugins
  • Administrador de documentação, projetos e tarefas abertas

[1] As característica e vantagens do espaço administrativo do Joomla, foi extraído do site oficial no endereço eletrônico: https://docs.joomla.org/Portal:Administrators

[2] Informações extraídas do site do Joomla: http://www.joomla.org/about-joomla.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s